Gangues de Nova York: saiba mais sobre um dos clássicos de Scorsese

pandillasdeny6

Dirigido por Martin Scorsese e estrelado por  Leonardo Di Caprio, Daniel Day Lewis, Cameron Diaz e Liam Neeson, Gangues de Nova York está longe de ser um filme qualquer.

Lançado em 2003, ele fazia parte dos sonhos de Scorsese desde a década de 70, época em que o diretor leu “Gangs of New York”, de Herbert Asbury, e ficou louco para  levar a história dos imigrantes irlandeses para o cinema.

Martin queria uma megaprodução, que retratasse a luta pela sobrevivência durante a guerra civil norte-americana e a crise entre nativos e imigrantes.

Steven Zaillian (A lista de Schindler, Hannibal e American Gangster)  e Kenneth Lonergan (Manchester by the Sea e Analyze That) foram os responsáveis por roteirizar estes desejos e o resultado é esta obra prima do cinema, que sempre vale a pena rever.

Houve uma intensa pesquisa histórica para recriar a atmosfera da época.

pandillasdeny2

As gravações aconteceram em Roma, no estúdio Cinecittá. Mais de 100 fachadas, esquinas e  interiores ocuparam as 16 hectáreas da cidade cenográfica.

A direção de fotografia ficou por conta de Michael Ballhaus, o cara por trás de Drácula, de Francis Ford Coppola.

A pedido de Scorsese, a iluminação foi inspirada em Rembrandt e teve um papel fundamental na ambientação e no reforço das sensações de opressão.

pandillasdeny3

Para recriar os sotaques e dialetos de épocam os atores foram treinados por instrutores vocais.

pandillasdeny4

Feito! Agora você está pronto para assistir Gangues de Nova York hoje às 22h30min, no AMC.

Compartilhar essa página: