Blog
Gangs de Nova York: uma história centenária nas mãos de Scorsese

pandillasdeny6

Pra te convencer de que o filme Gangs de Nova York é um grande filme, bastaria dizer que ele foi dirigido por Martin Scorsese e protagonizado por Leonardo Di Caprio, Daniel Day Lewis, Cameron Diaz e Liam Neeson.

Mas temos argumentos de sobra!

O grande currículo dos roteiristas

Steven Zaillian foi também o roteirista de grandes filmes como A lista de Schindler, Hannibal e American Gangster. Ao seu lado, esteve Kenneth Lonergan, roteirista de Manchester by the Sea e Analyze That. A dupla foi responsável por roteirizar a ideia que Scorsese tinha em mente desde os anos 70.

Tudo começou em 1928

É que, depois de ler o livro  “The Gangs of New York” de Herbert Asbury (1928),  Scorsese não parou de imaginar como levaria a história dos imigrantes irlandeses às telas do cinema. O livro despertou nele o sonho de contar, em uma megaprodução, a luta pela sobrevivência, em meio à guerra civil norte-americana e a crise entre nativos e recém-chegados.

Scorsese levou mais de 30 anos, mas conseguiu cumprir seu sonho!

O diretor revelou que uma das causas pelas quais demorou tantos anos em produzir o fime, foi o fato de não poder decidir qual parte da história ele ia contar, além da dificuldade em recriar aquele universo.

pandillasdeny2

 

 

Além de ter um grande livro por trás, o filme tem detalhes que fazem dele ainda mais único:

  • Houve uma intensa pesquisa histórica para recriar a atmosfera da época.

  • As gravações aconteceram em Roma, no estúdio Cinecittá. Mais de 100 fachadas, esquinas e  interiores ocuparam as 16 hectáreas da cidade cenográfica.

  • A direção de fotografia ficou por conta de Michael Ballhaus, o cara por trás de Drácula, de Francis Ford Coppola..

pandillasdeny3

  • A pedido de Scorsese, a iluminação foi inspirada em Rembrandt e teve um papel fundamental na ambientação e no reforço das sensações de opressão.

  • Para recriar os sotaques e dialetos de época, os atores foram treinados por instrutores vocais.

pandillasdeny4

Agora que você já está por dentro de cada detalhe, é hora de partir pra ação: consulte aqui os próximos dias e horários de exibição do filme pelo AMC.