Blog
Falamos com um campeão mundial de Kung Fu: Entrevista com Alex Mieza

No último domingo, dia 15, ocorreu a estreia mundial da nova série original e exclusiva do AMC: Into the Badlands, uma série de múltiplos gêneros de artes marcias inspirada na clássica fábula chinesa “Jorney to the West”.

Dos produtores de Pulp Fiction e Django e dos criadores de “Smallville”, Into the Badlands recupera o gênero das artes marciais, depois de vários anos afastado da televisão internacional.

A série contou com 13 câmeras gravando simultaneamente, no lugar das que normalmente são usadas numa produção convencional, para transmitir toda a adrenalina das sequencias de luta. Into the Badlands não só conta com cenas de ação minuciosamente transportadas à cena pelo reconhecido coreógrafo Master Dee Dee (O Tigre e o Dragão), mas também com excelentes personagens e tramas que se desenvolvem em cada um dos seus episódios.

BAD_101_PP_0522_0160   

As artes marciais tem um papel fundamental na serie, já que o protagonista Sunny (Daniel Wu) deve defender seu barão, Quinn (Marton Csokas), portanto demonstra grandes habilidades.

Por esse motivo,  nossa equipe entrevistou Alex Mieza (Zī Xiǎo 资晓é seu nome taoista), um campeão mundial de Kung Fu na sua modalidade de luta e diretor da Escola Laoshan, para que nos conte seu ponto de vista sobre o gênero de artes marciais. Alex tem uma grande experiência em diferentes disciplinas orientais e iniciou seus estudos nas artes marciais chinesas em 1997 e, desde então, treinou com reconhecidos mestres como Yuan Xiugang (袁修刚), Yu Liting (余理庭) e David Conches (余理庭), entre muitos outros. Além disso, possui títulos relevantes e ganhou várias competições internacionais e campeonatos mundiais.

Alex com a Espada Jian
Alex com a Espada Jian

1 – Into the Badlands é uma série onde as artes marciais possuem um papel fundamental. Que ingredientes você acha que uma série de televisão sobre esse gênero deve ter?

Acho que uma série de artes marciais deve ter em seu roteiro e nos personagens um reflexo dos princípios éticos fundamentais que imperam nas artes marciais, já que geralmente somos representados sob o ponto de vista mais violento, mas existe uma parte que também é importante: a do cultivo e crescimento pessoal que estão por trás da prática.

2 – Os quatro últimos episódios da série têm nomes relacionados com movimentos de artes marciais. Você os conhece?

  • A garça branca abre suas asas (Episódio 3): a técnica da Garça Branca extende suas asas, ou Baihe Liang Chi (百鹤亮翅), é uma das técnicas clássicas mais representativas do estilo Taijiquan (太极拳), mais conhecido como Tai Chi. Ao mesmo tempo, é uma técnica de defesa pessoal que pode funcionar tanto como bloqueio de um ataque como técnica para luxar um ombro. E, por outro lado, é uma técnica de Qigoing (trabalho energético) para fortalecer a saúde do coração.
A garça branca abre suas asas
A garça branca abre suas asas
  • Dois tigres vencem o dragão (Episódio 04): A técnica do tigre dominando o Dragão, ou Erhu Xianglong (二虎降龍), é uma das técnicas mais usadas para bloquear técnicas de chute. Essa frase representa dois conceitos muito importantes no trabalho de cultivo interno das artes marciais. O Dragão, representado nesse caso pelo movimento do chute, representa a energia do espírito ou Shen (神), enquanto o Tigre representa a energia interna ou Qi (氣), a força e o vigor necessários para bloquear um ataque tão feroz como o de um dragão ou de um chute. Esses dois conceitos se utilizam com frequência nas artes internas para dar a entender a importância de saber controlar sua energia interna para poder controlar ou apaziguar sua mente ou espírito.
  • A serpente se arrasta (Episódio 05): A técnica da Serpente se arrasta ou Xia Shi (下势), é outra das técnicas clássias mais representativas do estilo Taijiquan (太极拳), mais conhecido como Tai Chi, assim como de outros estilos do norte da China. É uma das posturas mais complexas de serem realizadas, por causa da força e elasticidade necessárias nas pernas. A nível energético ativa a energia que circula entre os meridianos do rim, baço e fígado.
A serpente se arrasta
A serpente se arrasta
  • Mão de cinco venenos (Episódio 06): A técnica da Mão dos cinco venenos ou Wu Dushou (五毒手), também conhecida às vezes como a Palma dos cinco trovões ou Wu Leishou (五雷手), é uma técnica de fortalecimento e endurecimento da palma da mão por meio de um golpe contínuo com a palma  em diferentes materiais – como por exemplo bolsas de areia. É um dos conhecidos métodos do Qigong duro; nesse contexto se trabalha para deixar a palma da mão como uma arma contundente.

3 – Você já conhecia o  Daniel Wu?

Eu o conhecia dos últimos filmes Taichi 0 e Taichi Hero.

4 – Por que você decidiu se dedicar ao mundo das artes marciais? Algum filme ou ator influenciou sua decisão?

Eu estou no mundo das artes marciais desde pequeno porque meus pais levaram aos meus irmãos e a mim para praticar Judô durante anos. Depois desses anos, só eu segui curioso para seguir investigando essas artes. Com certeza a busca das artes marciais chinesas na minha vida foi influenciada, lá no fundo, por alguns filmes antigos do Jackie Chan.

5 – Bruce Lee, Jackie Chan, Jet Li ou Donnie Yen: se você tivesse que escolher um desses quatro grandes atores do gênero, quem seria e por que?

Cada um desses personagens contribuiu para a expansão das artes marciais chinesas ao resto do mundo através do cinema. Pessoalmente, eu acho que o mais completo em sua prática é Donnie Yen, já que ele é o que mais trabalhou artes marciais chinesas tradicionais.

 6 – Que disciplina das artes marciais você pratica? Quando tempo do seu dia-a-dia você dedica a praticar?

Eu trabalho várias disciplinas das artes marciais tradicionais chinesas, por exemplo, as artes marciais Wudang ou Wudang Quan (武当拳), entre as que destacam estilos mais externos como o Tanglangquan (螳螂拳) ou o Bajiquan (八極拳). Trabalho com elas 6 dias por semana, em média 5 horas por dia.

7 – Master Dee Dee foi o responsável por coordenar todos os movimentos em filmes muito importantes de artes marciais nos últimos 15 anos, e agora ele está com a equipe de Into the Badlands. Voce o conhece? O que acha do seu trabalho?

Ele é uma referencia como coreógrafo nos filmes de artes marciais chinesas, e dirigiu cenas de ação de grandes filmes que fizeram história no cinema de artes marciais.

mieza-maestro
Com o mestre Yuan Xiugang

8 – Nesta série, as artes marciais são utilizadas para o combate e para a defesa – e a história das artes marciais nasceu assim. Porque você acha que isso permanece? Trata-se de algo mais espiritual ou você considera que seja um esporte?

As artes marciais sem dúvida nasceram pela necessidade de se defender e de aprender as artes de combate com diferentes fins e objetivos, tiveram seu desenvolvimento em outras épocas, onde a necessidade de sobreviver imperava.

Hoje em dia existem vários objetivos na sua prática, por um lado o aprendizado do controle do corpo humano e das capacidades frente a situações de defesa pessoal, pois através delas podemos conhecer quais são nossos limites físicos e emocionais. Aprende-se através delas como controlar uma situação de perigo por meio do equilíbrio emocional e do controle da agressividade, visto que nos dá o conhecimento da dor e da gravidade das lesões que se podem produzir em uma situação de combate real.

Esse conhecimento e essa calma diante de situações adversas de grande calibre geram praticamente a capacidade de manter uma mente mais serena e calma para enfrentar os problemas diários com os quais temos que lidar.

De qualquer maneira, a prática das artes marciais nos oferece uma imensa possibilidade de incrementar nossa capacidade física para manter o equilíbrio em um estado de forma física excelente e para manter um estado de saúde são e equilibrado.

A

9. O que as artes marciais significam pra você e o que elas acrescentam à sua vida?

No meu caso, as artes marciais dão um sentido à minha vida. Através delas eu fui desenvolvendo muitos aspectos do meu corpo e da minha mente que me ajudaram a crescer física e espiritualmente ao longo de toda a minha vida e, é claro, assim seguirá sendo pelo resto dos meus dias. Além disso, eu decidi há um tempo dedicar-me exclusivamente de corpo e alma ao ensino e à transmissão dos benefícios dessa prática. Hoje em dia eu posso garantir que, com os anos que levo ensinando, pude desfrutar e sigo aproveitando a satisfação de sentir o quanto essas artes podem ajudar os estudantes que escolheram esse caminho ao meu lado para desenvolver suas qualidades e potenciais para conseguir serem melhores pessoas.

[brightcove_video video_id=”4620020526001″]

Se você é um apaixonado pelas artes marciais assim como Alex Mieza, ou se você é aficionado por esse incrível gênero que chega ao AMC com essa nova série, não perca os novos capítulos de Into the Badlands! Transmissão simultânea todos os domingos à 1:30h e reprise na segunda às 22:30h. Clique para consultar outros horários.